quinta-feira, 14 de julho de 2011

35 Semanas - 8 meses



 
Sintomas, sinais e sensações

 Físicos: 
   Movimentos fetais fortes e regulares;
   Aumento da umidade vaginal (leucorreia);
   Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
   Prisão de ventre;
   Âzia e dificuldade de digestão;
   Câimbras nas pernas;
   Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;
  
 Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;
   Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;
   Dores nas costas;
   Falta de ar e dificuldades para respirar;
   Insônia;
   Sensação de coceira no abdomen;
   Contrações de Braxton Hicks (vide paragrafo: Algumas Possíveis Preocupações);
   
Colostro, que pode gotejar dos seios.
 Emotivos:

   Uma certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto;
   Períodos maiores de distração e falta de concentração no que se está fazendo;
   Um desejo cada vez maior de que a gravidez termine logo.

 Como seu Bebê Cresce dentro de Você

 Visão e Audição Desenvolvidos:
O ritmo do crescimento do bebê agora é bem veloz, e a maioria dos orgãos principais já estão funcionando. Toda a estrutura que compõe os olhos está perfeitamente desenvolvida

 Ele vira de cabeça para baixo:O espaço que o bebê ocupa agora já não é mais tão folgado, e ele começa a se posicionar de cabeça para baixo, assumindo uma posição mais confortável e que manterá até a hora do nascimento. Com isso, volta a pressionar um pouco a bexiga da mamãe.

 Um chutador profissional:Os movimentos do bebê agora são bem mais ativos, e você conseguirá inclusive distinguir com que parte do corpo ele está chutando. Mesmo com o espaço reduzido, ele ainda chuta, e como!! É possível monitorar os movimentos do bebê contando seus chutes, pelo menos 10 chutes podem ser sentidos a cada duas horas.
 Qual é o aspecto do bebê: Ao final do oitavo mês, já bem desenvolvido, seu bebê terá aproximadamente 45 a 47 cm de altura e pesará mais ou menos 2250 a 2400 gramas.

 Qual é o aspecto da mamãe:A esta altura da gravidez, você estará já sentindo as contrações de Braxton Hicks, que são contrações fraquinhas e indolores, mas que fazem com que seu corpo se prepare para o parto. Cada gestante apresenta uma barriga diferente: mais alta, mais baixa, mais volumosa, menos volumosa, mais larga ou mais compacta. Isso varia de acordo com o seu tipo físico, com o aumento de peso durante a gravidez, e também com a dimensão do seu bebê. 

Algumas Possíveis Preocupações

 Falta de Ar e Dificuldades para Respirar:
Durante os últimos meses, o aumento de peso e o crescimento do utero podem tornar a respiração mais difícil, mesmo após um simples e pequeno esforço físico, como subir escadas.  Nesta fase, você pode tentar dormir com o espaldar da cama mais elevado para facilitar a respiração, e aproveitar para descansar um pouco mais, evitando esforços físicos
.

Contrações de Braxton Hicks:São absolutamente normais, e de intensidade leve e indolor. Você poderá começar a sentí-las em algum momento durante o terceiro trimestre. Na realidade trata-se do seu utero que está se exercitando para quando iniciar o trabalho de parto. Próximo do nono mês, as contrações de Braxton Hicks começam a ser mais frequentes e mais intensas.


Um comentário: