terça-feira, 4 de março de 2014

2 anos e 4 meses

Alimentação 

E por fim meu temido dia chegou , Gabriel agora está na fase seletiva de alimentos , comia de tudo mas agora aprendeu o que quer comer no dia e não tem quem faça ele mudar de ideia e provar o que está no prato , kkkk
Ele ainda come de tudo , só não pode comer Kiwi dá alergia , mas de resto come, sóooo que , escolhe o dia que vai comer.Pode ser que ele coma banana na segunda mas na terça , quarta não querer e na quinta volta a comer e falar : que Delícia Mãe !!!!
Então estou na fase : Testando a paciência da mamãe
Ele já está comendo sozinho, fazia uma bagunça danada , ainda faz kkk  só que agoar consome mais os alimentos do que deixa cair ;)





Dicas :

Comida de adulto

Aos 2 anos de idade, seu filho já deve ser capaz de comer exatamente a mesma refeição do resto da família. Continue variando as cores, os sabores e as texturas do que serve para ele -- é uma boa chance de melhorar também a qualidade das refeições dos adultos da casa. 

A boa notícia é que, conforme a criança vai crescendo, ela se esforça mais para agradar os pais, o que pode aumentar a disposição em experimentar coisas novas à mesa. 

A paciência também começa a aumentar (aos poucos!). Por isso ela aguenta mais tempo na mesa sem pedir a cada dois segundos para descer do cadeirão e ir brincar. Inclua-o nas refeições dos adultos e convide outras crianças para comer junto com ele. O melhor jeito de aprender bons modos à mesa é olhando como os outros fazem. 



Guia prático para alimentar seu filho de 2 a 3 anos

Habilidades alimentares 
- Come sozinho. 
- Tem vontade de escolher o que vai comer (mas escolhe só algumas coisas). 

O que oferecer 
- Leite integral (tipo A) ou semidesnatado ou tipo B, dependendo do biotipo da criança e da orientação do pediatra 
- Outros derivados de leite (queijo derretido ou em pedaços; iogurte integral ou desnatado; requeijão; pudins e sobremesas lácteas) 
- Cereais fortificados com ferro (matinais ou em forma de mingau) 
- Grãos/carboidratos (pães brancos e integrais, bolachas, torradas, arroz, macarrão, bolos simples) 
- Todas as frutas, frescas, na forma de sucos ou como ingrediente de sobremesas e bolos caseiros 
- Frutas secas deixadas de molho na água até ficarem moles 
- Hortaliças cruas ou cozidas (salada, tomate, chuchu, espinafre, brócolis, couve-flor etc.) 
- Proteína (ovos, carne de frango, boi ou porco picada ou moída, peixe sem espinho, feijão, tofu, fígado e miúdos, creme de amendoim) 
- Comidas mais sofisticadas como lasanha, pizza, estrogonofe etc. 
- Sucos de fruta e hortaliças 

Quanto de cada coisa por dia: 
Uma porção de alimentos para uma criança desta idade equivale a cerca de 1/4 da porção para um adulto. 

- Laticínios: 2 a 3 porções (1 porção = meio copo de leite; 10-20 gramas de queijo; 1 pote pequeno de iogurte; 1/4 de xícara de pudim) 
- Grãos/carboidratos: 6 porções (1 porção = meia fatia de pão de forma; 1 ou 2 bolachas, meia xícara de arroz ou macarrão; meia xícara de cereal) 
- Frutas: 2 a 3 porções (1 porção = meia fruta média fresca, como banana ou maçã, ou meio copo de suco natural) 
- Hortaliças (verduras e legumes): 2 a 3 porções (1 porção = 2 a 3 colheres de sopa) 
- Proteína: pelo menos 2 porções (1 porção = 2 colheres de sopa de carne picada ou moída, de frango, boi, porco ou peixe; 1 ovo; 1/4 de xícara de feijão ou tofu; 1 colher de sopa de creme de amendoim ou de avelã) 

Dicas 
- Não dê muitas comidas novas ao mesmo tempo, para você poder ficar de olho em possíveis reações alérgicas
- Os engasgos ainda são um risco. 
- É provável que seu filho pareça estar comendo menos do que antes. Isso é normal nesta idade. Se você quiser ter uma idéia, pode usar uma diretriz da Academia Americana de Pediatria como guia: para cada centímetro de altura da criança, ela deve consumir 15 calorias ao dia. Se seu filho mede 90 cm, uma boa medida é comer 1.350 calorias diárias. 


Fonte : http://brasil.babycenter.com/a3400263/alimenta%C3%A7%C3%A3o-por-idade-2-a-3-anos#ixzz2uzzUZo00


Um comentário: